sexta-feira, 5 de julho de 2013

Relógio de Roda de Bicicleta - Faça você mesmo


Aprendi a andar de bicicleta com meu irmão: ele me empurrava e quando chegava na descida me soltava pra ver no que dava. Aí eu todo besta virava pra ver se ele ainda tava me segurando. Dá pra imaginar o resultado né? Mas a terapia  de choque funcionou e acabei aprendendo. Tive a minha caloi, barra circular e, por último, uma mountain bike 18 marchas que era um trem chic demais na época. Fato é que sempre gostei do design de bicicleta. Pára pra pensar: é muito harmônico os dois circulos ligados por uma estrutura. Tão bacana que vira e mexe você vê alguma estampa com esse motivo ou mesmo uma bicicleta mais estilosa compondo a decoração.

Um dia desses, tava pensando num pôster e queria colocar uma bicicleta (ou várias) no layout. Aí fui buscar algumas referências na net e o google me presenteou com um relógio de parede sensacional. Acabei achando um passo a passo, mas achei técnico demais. E como aqui só entra projetos realizáveis, acabei arquivando a idéia. Fiquei com esse relógio na cabeça um bom tempo, até que consegui bolar um passo a passo mais simples, mas que ficou tão legal quanto.


Pra fazer é bem tranquilo e fica muito barato também! Você vai precisar de :

  • Uma roda de bicicleta (no tamanho que você quiser)
  • Um cassete de marchas ou engrenagens
  • Uma máquina pra relógio (custa 2,50)
  • Um espaçador de vidro (encontra fácil em qualquer vidraçaria)
  • Massa plástica
  • Dois discos de metal (serve fundo de latinha ou um disco de papel mais grosso)


Primeiro limpe toda a roda. A minha custou 10 reais numa oficina de bicicletas. Peguei uma mais detonada porque queria o efeito enferrujado, mas não confunda isso com desleixo. Então dê uma lavada boa e lixe também, se for necessário. Depois, com a peça menor do espaçador, tampe um dos lados do furo da roda, preencha o espaço restante com massa plástica. 


Na outra extremidade encha de massa plástica também. É esse lado que irá na parede e garantirá que o relógio não caia e de quebra dá um acabamento bacana como a gente gosta. Aí coloque a parte maior do espaçador, afunde ela até ficar só a ponta pra fora.


Espere secar por uns 30 minutos. Do lado que você tampou primeiro, usando alguma super cola, cole duas argolas de borracha (elas vêm no cassete de engrenagens). Elas vão servir de base para colar as primeiras engrenagens. Cole por cima a engrenagem maior e depois uma menor. Pra deixar a superfície uniforme, cole por cima da engrenagem menor um circulo de metal (pode ser fundo de latinha ou um papel mais grosso).


Pra montar a caixa do relógio é só colocar mais duas engrenagens em cima da caixa, de forma que a haste dos ponteiros fique no meio. Faça um furo em mais um círculo de metal (ou latinha, papelão, blá blá blá) e coloque por cima de tudo. Pra finalizar coloque os anéis e enrosque a porca que vem no kit do relógio até ficar bem firme. Coloque os ponteiros.


Pra prender a roda na parede, parafuse a porca que vem no espaçador. Depois é só enroscar a roda (como se fosse um volante). Quando estiver bem firme, venha com o relógio e cole bem no centro.


Acerte as horas e tá pronto seu novo relógio de parede! Não coloquei nada pra marcar as horas porque eu sou grande e já aprendi a olhar as horas em relógio de ponteiro (demorou, mas aprendi). Se quiser, pode marcar com uns pedacinhos de durex colorido.



>> Pintei os ponteiros de vermelho usando tinta acrílica;
>> As engrenagens saíram de graça (você encontra fácil em qualquer oficina de bicicleta);
>> Se for usar papelão, pinte com spray prata (olha o acabamento!);
>> A máquina pro relógio dá pra comprar até pela net (dá uma olhada no google);
>> O pino da máquina deve ser o maior (21mm);
>> Tive que comprar os ponteiros separados porque os que veem no kit são pequenos;
>> Não faça com roda de moto, vai ficar grosseiro. Muito menos com roda de cadeira de rodas de alguma velhinha (Deus tá vendo);

Pra mim esse é um dos melhores projetos que eu fiz. Fiquei super feliz com ele na parede da minha copa. E vocês, gostaram? Se sim, já sabe né? Compartilhe com quem você curte, comente e tudo mais. Se não, pode ficar quietim mesmo. hahahaha.

Mas diz aí, quem te ensinou a andar de bicicleta? Tem alguma história do aprendizado? Não vai deixar eu pagar mico sozinho né? ;)


Marcadores: , ,

10 Comentários:

Às 5 de julho de 2013 às 07:35 , Anonymous Zilah Rodrigues disse...

Vou te contar um segredo: nunca aprendi a andar de bicicleta. Apesar de que ainda não desisti de aprender. hahaha

Ficou show o projeto! Acho que você tem que montar um Ateliê de produtos de design logo! Vai faturar! ;)

 
Às 5 de julho de 2013 às 07:52 , Anonymous Stephany Rodrigues disse...

Ahh, sempre fui determinada, suuuuper determinada! Então aprendi a andar cedo, naquele esquema de primeiro tirar a rodinha de um lado, depois do outro. E a última rodinha fiz questão de eu mesma tirar quando vi que não precisava mais dela, isso aos seis anos. E claro que a minha primeira foi uma caloi rosa e lilás, com cestinha (claro!). A ideia do relógio sem dúvidas é uma das melhores. E tenho muita gente pra indicar, hein! Em casa não combina, mas sei de muita gente que precisa e que vai gostar! :D

Parabéns pela ideia (boa como sempre!).

 
Às 5 de julho de 2013 às 07:52 , Anonymous Michele Xavier disse...

Ameeeei! Vou copiar na minhacasacontainer.com, hahahaha ( o projeto, não o post).

 
Às 5 de julho de 2013 às 13:04 , Anonymous rafael oxen disse...

véio que legal, sério que legal!!

essa até eu vou fazer :D

 
Às 5 de julho de 2013 às 20:59 , Anonymous Natália Magalhães disse...

Arrasou! Sei andar de bicicleta em linha reta...tenho medo de fazer curva e cair! Shiu!

 
Às 7 de julho de 2013 às 00:22 , Anonymous Alexandrina disse...

Show de bola! Dos seus projetos que ando acompanhando aqui, de longe esse foi o melhor. Parabéns! Eu queria ser criativa assim, por enquanto só consigo copiar as idéias alheias, hehehe.
Abraço.

 
Às 9 de julho de 2013 às 06:04 , Anonymous Eduardo Mendes disse...

Copiar é o primeiro passo pra inspiração. Daqui a pouco tá criando suas coisas também! ;)

 
Às 9 de julho de 2013 às 06:05 , Anonymous Eduardo Mendes disse...

Obrigado. Me mande uma foto quando estiver pronto. ;)

 
Às 11 de julho de 2013 às 06:29 , Anonymous Estela Andrade disse...

Destaque no Morar Bem Online de hoje, hein? Parabéns!

 
Às 18 de julho de 2013 às 07:44 , Anonymous Renata disse...

Oii Eduardo, queria saber onde você comprou os pinos para fazer a parede. Também moro em bh mas não sei onde comprar, se puder me dar essa dica eu agradeço. bjs

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial