sexta-feira, 26 de julho de 2013

Parede de Tijolinho - Faça você mesmo!


Olha, nunca duvidei da capacidade da Deisy de por a mão na massa, tanto que logo que a conheci eu chamei pra ser colunista. Mas dessa vez ela se superou. Tá tipo no nível ninja do faça você mesmo. Sério. Ela fez uma parede de tijolinho sozinha, no braço. E não pense que ficou com cara de puxadinho não, ficou foi muito top e você confere o passo a passo abaixo:

----------------------------------------------------------------------------------------- 
Parede de tijolinho – “Senta que lá vem a história!!!”

Sempre fui doida por paredes de tijolinho maciço e queria fazer uma aqui em casa a todo custo (eu quero, eu quero, eu quero!!!). Já tinha visto até uns revestimentos falsos ou papel de parede com o desenho deles, mas gostava mesmo era dos originais. Sabia que ia dar uma trabalheira pra fazer, além da sujeira, demora e preço da mão de obra do pedreiro (orçada em 700 reais)

Resolvi colocar a mão na massa mais uma vez, ou melhor, na argamassa, e fazer por conta própria. Como ia dar bagunça mesmo, aproveitei pra arrancar as portas da sacada e fazer os acabamentos onde ficavam os trilhos já que fechamos a parte da muretinha com vidro. Isso sim deu trabalho pois estava tudo parafusado e colado com cimento . Tive que dar muita porrada (literalmente) pra soltar. Como as portas eram pesadas e eu não conseguia tirar sozinha tive que quebrar todos os vidros com a marreta e depois desencaixar a parte de alumínio (que ainda foi vendida pra sucata e rendeu 45 Dilmas). Na parede onde iam ficar os tijolos eu fiz vários (vários mesmo, acredite!) buracos para depois a massa “pegar” melhor e os tijolos colarem pra sempre. Foi necessário dois dias apenas pra quebrar e é muito cansativo. Além de tudo eu marquei a parede com riscos de 50cm em 50cm, o que facilitou muito na hora de colar as peças e evitou que ficassem tortas.


Agora chegou a hora dos tijolos! Tirei as medidas da parede e calculei o número de peças. Os meus tem 19cmX9cmX5cm e foi preciso 660 unidades (R$0,48 cada). No final alguns sobraram pois pedi a mais já que inevitavelmente tinha uns muito queimados ou quebrados nos cantos que não pude usar. Também comprei 2 pacotes de argamassa pronta (R$8,00 cada), que é só misturar com água e aplicar. 

Os tijolos artesanais são bem irregulares então tive que ir escolhendo as peças pra usar e lixar algumas que tinham falhas muito grosseiras. Os cantos ficaram com tijolos cortados pela metade e os acabamentos ao redor das tomadas e interruptor de luz eu fiz cortando as peças com serra de dente fino e depois lixando com a lixadeira elétrica pra dar acabamento arredondadinho. Deu bastante trabalho essa parte de cortar já que não tinha uma serra elétrica, fato que me fez desistir de colocar a última fileira (perto do teto) que teria todos os tijolos partidos ao meio na horizontal. Deixei acabar no último tijolo inteiro e ficou um espaço de 7cm que futuramente colocarei uma mangueira de led ou trepadeira verde falsa (mas isso é assunto pra outro DIY).



Ficou realmente como eu queria que ficasse. Deixou a sala muito mais aconchegante e deu um charme todo especial. Ainda estamos organizando os móveis, essa parede também servirá de painel para TV. O pó de tijolo dá muitaaaaa sujeira na hora da obra e por isso tive que pintar toda a sala outra vez. O teto pintei com a cor Bronze Lenda da Coral e as paredes laterais e sacada deixei em branco. E ai, gostaram do resultado?

>> Demorei 4 tardes pra fazer tudo;
>> A argamassa deve ser aplicada somente no lado que for fixado na parede;
>> Caso queira pintar, use tinta látex 100% acrílico;
>> Para evitar que a parede solte pó, use alguma resina depois da aplicação. Também pode ser impermeabilizante Acquela (sem cor e brilho) ou verniz acrílico à base de água (Dica do leitor André Furtado).
>> Também existem vernizes que podem escurecer ou clarear a aparência do tijolinho. Eu optei pela cor natural. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Deisy é a colunista do Papo Calcinha e tem o blog dela também, o LadyDiy, que é cheio de idéias sensacionais como essa e que fazem aquela diferença.  Ela também é responsável por um projeto super bacana, o Alfofadas. São almofadas super divertidas que, além de deixar seu ambiente mais descolado, ainda ajudam um monte de animal de rua. 

Gostou? Então compartilhe com quem você curte e claro, comente aí que a gente fica feliz.
Dúvidas? Só perguntar também. ;)

Marcadores: , , ,

16 Comentários:

Às 26 de julho de 2013 às 06:50 , Anonymous Tatiana Tavares disse...

UAU que disposição... ficou ótimo. Parabéns pela paciência.

 
Às 26 de julho de 2013 às 06:53 , Anonymous Zilah Rodrigues disse...

U - au! Haja disposição!

Depois dessa, vou pensar em quando me mudar, me animar para fazer o mesmo no apartamento. Por curiosidade, quanto tempo levou? (juro que li o post todo, mas não achei essa informação)


Deisy, você não está aceitando trabalhos por fora não? hahaha

 
Às 26 de julho de 2013 às 06:56 , Anonymous Michele Xavier disse...

Deisy, você é uma pessoa muito determinada, pois creio que eu teria desistido no meio depois de tanto trabalho. Mas o resultado valeu por todo o esforço. Parabéns.

 
Às 26 de julho de 2013 às 07:01 , Anonymous Stephany Rodrigues disse...

Sinceramente, eu não faria dentro de casa, não é do meu gosto. Só em ambientes externos. E ainda prefiro aquele outro, tijolinho à vista que fica o cimento aparecendo. Mas ficou bonito, combinou com o ambiente que ela está criando na sala. Aliás, a poltrona de patchwork (eu quero!!!) e o móvel pra lá de rústico deram total sentido a parede. Parabéns pelo acabamento, ficou ótimo Deisy! ;)

 
Às 26 de julho de 2013 às 07:49 , Anonymous Deisy Cruz disse...

Olá! Que bom que gostou! Eu demorei 2 dias pra quebrar a parede pois é muito cansativo e os braços ficam doloridos, e mais uns 4 dias pra montar o painel. Mas só trabalhava nele durante a tarde e com bastante calma pois no resto do tempo ficava trabalhando com as Alfofadas. Como moro em apartamento tbm tive que respeitar os horarios de silêncio...
=)

 
Às 26 de julho de 2013 às 07:54 , Anonymous Deisy Cruz disse...

Obrigada! Eu escolhi fazer junta seca pois acho mais fácil. quando vc faz junta aparente acho que tem que ter bem mais cuidado pra parede não ficar torta, pois se em um vc colocar 3mm a mais de massa já fica com aquele efeito "subindo a serra" rsrsrsrrs. E tbm pensei no caso de um dia querer destruir tudo, assim eles estão apenas empilhados e colados no fundo, se quiser tudo umas boas pauladas já resolvem! =P

 
Às 26 de julho de 2013 às 10:39 , Anonymous Carla Cristina Alves disse...

Muito lindo! Mas eu tentaria arrumar as tomadas...tenho aflição com tomada fora do alinhamento da parede hehehehe, seilá, nem que comprasse caixinhas novas e faria a emenda na parte eletrica...

 
Às 26 de julho de 2013 às 11:14 , Anonymous glenda disse...

Que persistencia e capricho... até pensei em fazer, mas meu marido vai pensar que estou louca!

 
Às 26 de julho de 2013 às 12:51 , Anonymous Deisy Cruz disse...

Eu deixei as tomadas escondidas pra dentro de proposito mesmo, na frente de tudo vai o rack e assim o T fica escondido na profundidade que os tijolos criaram na parede. Só o interruptor de luz que ficou no mesmo nível dos tijolos =)

 
Às 26 de julho de 2013 às 16:56 , Anonymous Alexandre Alexandre disse...

Muito legal =)

 
Às 27 de julho de 2013 às 13:23 , Anonymous Raquel Condulo disse...

Meu Deus, faça-vc-mesmo nível hard!!!! hahahaha

Muito bom, amamos parede de tijolinhos.

http://raquelcondulo.blogspot.com.br/

 
Às 28 de julho de 2013 às 18:05 , Anonymous Jordana Folha Silva disse...

Deyse que LINDOOOOOO! Eu simplismente amo paredes de tijolinhos,
já tinha pesquisado inúmeros tutoriais na internet para ter uma noção de como
realizar esse projeto e até hoje nunca tinha encontrado. Estou muitoo feliz por
finalmente poder realizar esse objetivo em minha casa =)
Mais queria te perguntar algo. Os tijolinhos, soltam muito pó?(falo isso, depois de já instalados na parede. No caso no dia a dia mesmo) pq eu quero fazer na sala da minha casa que é fechada ( não tem uma sacada arejada como no seu caso ) então se soltar mto pó, creio que não sera viável ou se soltar mto pó, algum impermeabilizante resolveria o problema?? Vc conhece algum pra me indicar? Poderia me ajudar por favor? bjus e mais uma vez PARABÉNS!!

 
Às 29 de julho de 2013 às 06:11 , Anonymous Deisy Cruz disse...

Oi Jordanda! Que cbom que gostou =). Solta muito pó durante a obra, principalmente na hora de cortar. Mas como deixei eles numa parede que não é passagem nem corredod até agora não soltaram pó algum, talvez se vc for deixar em um lugar onde as pessoas passam e batem com mais frequencia eles soltem. Tem hipermeabilizantes pra passar sim, Acquela (sem cor e brilho)
ou verniz acrílico à base de água. Se vc for em uma loja de materiais de cosntrução e falar pra que quer eles já vão te indicar algum =)

 
Às 29 de julho de 2013 às 13:07 , Anonymous Juliana Amado disse...

Ui, haja coraaaaagem! Mandou muito bem! Adorei!

 
Às 30 de julho de 2013 às 10:55 , Anonymous Jordana Folha Silva disse...

Aaah sim entendi, que bom então, acho que vai dar super certo!! A parede que eu vou colocar também não é passagem. É a parede de fundo da minha sala de Tv, e fiquei tão animada, que vou aproveitar a reforma da minha loja e colocar uma lá também. Vou realizar tudo e dps envio as fotos pra vcs, estou suuuper animada pra colocar o projeto em prática. Muito obrigada pelo exemplo, e força! bjão

 
Às 25 de agosto de 2013 às 14:45 , Anonymous Andrezza Melo Costa disse...

Parabéns demais p a Deisy, sem medo de ser feliz, pôs a mão na massa e ficou c uma parede lindíssima de tijolinhos! abração!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial