segunda-feira, 29 de julho de 2013

Organização de quadros na parede - Faça você mesmo

Apesar de existirem várias tendências na decoração, acho que o que prevalece hoje é a personalidade. E como existe gente de todo jeito no mundo, o mesmo acontece na hora de decorar nosso canto. O ideal é juntar tudo que você curte e ler um pouco só pra saber como harmonizar isso. Essa lenga lenga é pra falar da parede da minha sala. Tenho visto muitas composições diferentes e dentro de quase um ano fui juntando conteúdo até ter o suficiente pra colocar em prática e deixá-la assim:



O primeiro passo é medir o espaço que você tem disponível pra fazer a sua composição. Feito isso, leve em conta a altura do seu sofá (os objetos devem ficar, no mínimo, a 40 cm de altura do sofá). Outra coisa importante é que tudo fique dentro de um campo de visão das pessoas (o ponto principal deve ficar a 1.60m). Assim ninguém precisa subir numa escada pra enxergar, nem ser um anão pra conseguir ver tudo. 

Com esses detalhes em mão, comece a juntar tudo que quer colocar na parede. Vale tudo que você achar legal (menos gente viva e afins, claro). Claro que é preciso uma cor base pra não virar um balaio de gato, mas como a gente tende a pender o gosto pra determinada cor, é bem capaz que ela já faça parte do que você planejou. Pra facilitar, eu coloquei tudo que eu tinha no chão próximo à parede. Aí fui no instinto mesmo. É sempre bom observar os espaços entre um quadro e outro pra que fique tudo uniforme. Mexa, remexa, tira aqui e põe ali até chegar na composição que você quer.


Feito isso, é só partir pra fixação. Pros quadros que não tem hastes pra pendurar, dá pra comprar em qualquer loja de construção um kit que facilita bem. Vc prende tudo atrás do quadro e ele já tá pronto pra ir pra parede. Por motivos de "não sei bater prego", preferi fixar todos usando parafuso e bucha. Uma dica legal é, depois de colocar a bucha, bater nela com a cabeça do parafuso. Ela vai entrar mais dentro do buraco e isso facilita se um dia você quiser retirar o quadro. Nesse caso, é só passar um pouco de massa corrida e a parede fica nova de novo (quem mora de aluguel sabe a importância disso).


A partir daí não tem mais segredo, é só ir seguindo a ordem que você colocou até encher toda a parede e você ficar todo orgulhoso olhando pra ela depois de pronta.


Na minha parede tem de tudo um pouco. Então pra você se situar, fiz uma foto com legenda de tudo que tá lá. Um mistura danada, mas que dá pra fazer aí na sua casa também:

1- Pôsters do Blog
2- Quadros da Leroy Merlin (9,90 cada)
3- Imagens do Google impressas e emolduradas
4- Cabeça de Alce em MDF (30,00 no Mercado Livre) pintada com tinta spray
5- Porta Recados (já ensinei aqui)
6- Molduras de gesso pintadas com tinta spray
7 - Letras em Caixa (33,00 na Tokstok)
8- Porta Retrato de Lego (já ensinei aqui)
9- Impressão feita em página de livro
10 - Pôster do freevintageposters.com
11- Relógio de Parede da Nicnilos
Para montar você vai gastar muito tempo, não executando, mas juntando referências, vai por mim. Falo isso porque é meio impossível numa saída você encontrar tudo numa loja e pronto. O resultado final fica bem mais legal quando você mistura aquilo que curte. Pode ser quadros, esculturas, fotos e tudo mais que lhe vier à cabeça. 

Essa parede fica bem descontraída, mas se você gosta de algo mais tradicional, dá pra usar a idéia com molduras mais clássicas, usando só fotos e até mesmo fazendo algo mais alinhado. O importante é deixar sua personalidade registrada nele. Assim todo mundo que olhar vai saber o que você curte e acaba te conhecendo ainda mais. 


Com esse projeto, finalizei a sala (por enquanto). Em breve faço um post pra mostrar ela toda aqui. Pra você ter idéia, faz um ano que comecei a decorar esse cômodo. Então calma na hora de mexer no seu canto também, o que importa mesmo é o resultado final. Vamo trabalhar essa ansiedade ok?

No mais, comenta aí embaixo e espalha a idéia pra quem você quiser. E claro, compartilha lá no facebook. O blog cresce, o conteúdo melhora e vc faz sua boa ação do dia.




Marcadores: ,

9 Comentários:

Às 29 de julho de 2013 às 06:16 , Anonymous Stephany Rodrigues disse...

Bota personalidade nisso! Sonho em ter uma parede assim, mas prefiro como você, colocar atrás do sofá. E no meu caso, atrás do sofá tem uma janela, então nem rola. Só que estou pensando em fazer no meu quarto. Ainda estou na dúvida! Acho lindo demaisss e a sua está linda, sem dúvidas. Acho que os letreiros "RICH" e a cabeça de alce deram o ESPETÁCULO da parede, deixando ainda mais incrível. Parabéns mais uma vez, seu chato! rsrsrs

 
Às 29 de julho de 2013 às 06:22 , Anonymous Nessa Melo disse...

Se tudo der certo... logo tenho umas fotos pra mandar aí pra ti.... =) E esse post de hj só deu mais vontade de executar logo!

 
Às 29 de julho de 2013 às 06:23 , Anonymous Eduardo Mendes disse...

Faz em cima da sua cabeceira ou acima de uma mesa de estudos. Vai ficar show. Se fizer uma toda preto e branco com uma parede chevron no fundo rola demais tb hein! Bjão lindona.

 
Às 29 de julho de 2013 às 06:58 , Anonymous Etuane Diniz disse...

Estou fazendo uma parte do meu quarto assim mas por enquanto serão só 4 quadros.
Parabéns, adoro o blog. Primeiro blog de decoração que eu não acho chato, mimizento, cheio de frescurites HAHAHA

 
Às 29 de julho de 2013 às 07:52 , Anonymous Carla Nascimento disse...

Edu é só bom gosto não é?! rs... Realmente, concordo com você, a decor têm que ter nossa personalidade, não adianta ir lá pegar algo como inspiração e copiar tudo, com o tempo a pessoa vai se sentir incomodada, já que nada daquilo transmite o que realmente ela é! Aqui em casa a decor anda em passos de bebê, devido ter duas crianças pequenas em casa não consigo o tempo necessário para finalizar meus projetos, uma pena :( Mas o que eu consigo terminar já saio correndo que nem louca para colocar no blog. hahahaha
Estou adorando sua casinha Edu, tá ficando lindona! Parabéns.
beijos


Carla Nascimento - http://www.umlarparaamar.com.br

 
Às 29 de julho de 2013 às 08:57 , Anonymous lucieide disse...

Demais, Edu! Seu post vai me ajudar muito na composição da minha futura "parede boteco" na kit/studio onde moro. Para o cantinho, onde já coloquei uma mesa daquelas de bar (de madeira e dobrável), venho salvando imagens do google com pegada vintage, como anúncios antigos de comida e bebida, e comprando moldurinhas xing-ling em tamanhos diversos. Por enquanto a parede só tem o relógio customizado que aprendi a fazer aqui. Mas nas próximas semanas devo tomar coragem e pôr a mão na massa. E te mostro o resultado! Obrigada por nos inspirar, sempre. :)

 
Às 29 de julho de 2013 às 12:20 , Anonymous Juliana Amado disse...

Ficou ótima, Edu! Adoro quando a casa mostra a cara do morador!

 
Às 29 de julho de 2013 às 15:30 , Anonymous Cássia Almeida disse...

Invejei (inveja branca, fique tranquilo). Ficou show!

 
Às 30 de julho de 2013 às 08:11 , Anonymous Ana Maria disse...

Caramba acabei de conhecer o site, você está de parabéns, consegue nos inspirar de uma forma super agradável. Sempre vou na Leroy, sempre vejo quadros super baratos e fico pensando "como organizar tudo"? Pode parecer ridículo, as muitas pessoas assim como eu tem grande dificuldade de organizar, montar um cenário.... amei amei amei esse canto!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial