segunda-feira, 3 de junho de 2013

Parede Chevron - Faça você mesmo!

Uma dica pra mudar radicalmente qualquer canto sem investir muito é pintar as paredes. Com a cor certa você consegue dar impressão que o ambiente é maior, torná-lo mais aconchegante ou mais moderno, enfim, dando uma googlada na teoria das cores e misturando feng shui você vai descobrir o milagre que uma tinta pode operar aí na sua casa. O Chevron veio da estampa de uma marca francesa e significa espinha de peixe (por motivos óbvios). O zig zag saiu das passarelas e agora tá aí embelezando muitos cantos. Obrigado GNT Fashion.

Fazer esse projeto foi bem diferente porque, além de experimentar uma nova técnica, também usei novos materiais. O resultado, modéstia a parte, ficou bem foda. Saca só:



Tive que juntar o passo a passo de alguns sites pra chegar num projeto realizável e com a menor possibilidade de erro possível. Sim, menor. Porque nem tudo deu certo no início e como a proposta aqui é mostrar tudo, inclusive as cagadas os erros, vou mostrar o processo todo. Mas como você é esperto(a), já usa meu erro de exemplo e faz tudo direitinho pro resultado bombar no final né?

O primeiro passo é pintar a parede com a cor de fundo, a mais clara no caso. Para que a tinta não escorra pra outras paredes, é importante que você passe uma fita em todas as extremidades, criando uma espécie de moldura. Eu usei a fita crepe azul da 3M, a mesma que a gente vê nos tutoriais gringos. Ela é mais fina e tem menos adesivo, o que gera menos desespero na hora de tirar e ver o resultado. Assim que aplicá-la, passe o dedo por cima pra garantir uma boa aderência. Comece pintando as extremidades da parede com um rolinho ou pincel pequeno, depois use um rolo maior para pintar o resto.



Enquanto a tinta seca, reproduza sua parede numa folha. Você pode usar uma escala de 10% do tamanho. Divida essa folha em colunas e linhas que resultem em um número par. No fim você terá uma tabela com vários quadrados. A altura e a largura vão depender do desenho que você quer que as listras tenham. Assim que o desenho estiver pronto, trace as linhas que vão formar o zig zag.



Agora reproduza esse desenho na parede. Você pode usar uma fita métrica ou régua de nível. Ainda tem a possibilidade de fazer um quadrado em papelão e usá-lo como modelo. Neste caso é só ir desenhando um do lado do outro até preencher toda a parede. Dica importante: se for usar lápis pra marcar, a tinta deve ser lavável, já que dá um pouco de trabalho pra tirar. Quer ter menos dor de cabeça? Risque de leve com giz (só descobri isso depois). Fuennnnnn. ;(

Assim que tiver sua tabela na parede, desenhe as listras com auxílio das fitas. Fique de olho nas pontas das fitas pra ajudar no acabamento. Onde for ficar a cor de fundo, marque pra que não haja confusão na hora de pintar. Mais uma dica: Pra evitar que a tinta escura escora pra baixo da fita, pinte as extremidades com a cor do fundo.


Agora é só pintar as listras mais escuras. Use um rolo pequeno e com pouca tinta pra evitar sujeira. Duas demãos são suficientes, lembrando que é preciso respeitar o tempo entre elas (geralmente 4 horas). Retire as fitas com cuidado. Caso fique alguma imperfeição, corrija com um pincel pequeno. 

Quanto às linhas que ficaram na parede: 
- Se você usou lápis, vai ser preciso cobrí-las com uma camada da tinta do fundo (foi o que eu fiz);
- Se usou giz, basta passar levemente um pano úmido que sai tudo.


Dá trabalho? Dá, mas muito menos do que eu imaginava e o resultado é muito legal, sem contar que transforma qualquer ambiente. O segredo é planejar tudo e focar na diversão, sempre!


>> Os tons de cinza eu fiz misturando tinta branca,  tinta cinza que sobrou da sala e corante preto;
>> Comprei a fita azul no Leroy, mas dá pra achar na internet também;
>> Não esqueça de deixar reservado um pouco de tinta pra fazer o acabamento depois;
>> Gastei umas 8 horas pra fazer tudo e mais umas 2 pra tirar a tinta desse corpo sedutivo, rs.

Essa parede fica de frente para a parede de madeira e a bancada de adesivos pra azulejo. No começo fiquei com medo de ficar poluído demais, mas o resultado ficou muito legal. Ainda vou fazer uma mesa quadrada pra colocar no lugar dessa redonda e colocar um aparador perto da janela, mas tudo isso é assunto pra outros posts.

Não sei porque, mas depois desse projeto não tiro da cabeça aquele desenho que uma gata preta tomava umas pinceladas de tinta branca e aí um gambá Don Juan não desgrudava do pé dela. ;)



Marcadores: , ,

9 Comentários:

Às 3 de junho de 2013 às 06:43 , Anonymous Stephany Rodrigues disse...

O resultado e acabamento estão perfeitos Edu! Babei de amores! Realmente o resultado é ótimo... O que vc me sugere, fazer isso em uma parede da sala ou do quarto atrás da cama? Com o seu resultado, acho que na sala fica melhor né!? Em uma parede sem graça, ao lado da porta de entrada. Só estou na dúvida da cor. Talvez acabe optando pelo cinza como você. Quero muito as fotos de vários ângulos da sua casa, tá devendo hein! Beijos

 
Às 3 de junho de 2013 às 06:50 , Anonymous eduardoefmendes disse...

Eu também prefiro na sala, mas isso é muito relativo, vai do gosto mesmo.

 
Às 3 de junho de 2013 às 11:17 , Anonymous Lais S. disse...

Adorei o resultado, Edu. E o acabamento ficou ótimo. Definitivamente deu uma vitalizada na sua copa!

 
Às 3 de junho de 2013 às 23:56 , Anonymous Grazi Construindo Minha Casa C disse...

Oi Edu!
Ficou muito show!!!
Super moderno...
Abraço!

"Construindo Minha Casa Clean"

 
Às 4 de junho de 2013 às 10:01 , Anonymous Fernanda Ribeiro disse...

MUITO MASSA Edu ! Amei mesmo... Já me imaginei fazendo de várias cores, será que fica muito bandeira GLS? hahahahaha

 
Às 6 de junho de 2013 às 04:51 , Anonymous Livia Pessoa disse...

lindona! demais!
quero uma parede assim!!!

 
Às 6 de junho de 2013 às 04:52 , Anonymous Livia Pessoa disse...

Grazi! Você por aqui!
Acompanho seu blog desde o início dele... Adoro!

 
Às 7 de junho de 2013 às 19:22 , Anonymous Grazi Construindo Minha Casa C disse...

Oi Livia!
Desculpa, mas esta sem foto e não estou lembrando!!
Que bom!!!
Me conhece do blog?
Beijos!

 
Às 30 de junho de 2013 às 16:00 , Anonymous celiosaliba disse...

Ficou bacana demais...tava procurando alguma coisa do tipo pra fazer no meu quarto e cai aqui no blog..tem muita idéia boa..tá de parabéns.
Enfim, resolvi fazer algo parecido mas como tava com preguiça de ficar medindo fui de tecido....to postando ai pra vc ver o resultado..heheh..
vlw pela inspiração.hehehe

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial