quinta-feira, 13 de junho de 2013

Luminária de Cabeceira - Faça você mesmo

Não é segredo que eu sou meio tarado por iluminação né? Tenho um painel lá no Pinterest só pra isso e já ensinei a fazer duas luminárias aqui no blog (1, 2). Agora, se a luminária é pendente, então já me ganha logo de cara. Há um tempo atrás, eu andei postando no facebook algumas sugestões bem simples de luminárias que dão um toque bem discreto na decoração, além de dar aquela turbinada na iluminação. Esse era um dos meus projetos em vista mas acabei esquecendo (depois dos 30 isso é bem comum, fique sabendo).

Foi então que, um dia na seção "Eu fiz, e você?", um leitor me mandou um projeto com a tal luminária lá na casa dele. Eu gosto muito de ver alguns projetos em casa de gente de verdade, não que sejam Et's que postem nos sites e revistas de decoração, mas é que quando são pessoas normais, fica mais próximo do resultado final verdadeiro, já que não tem toda aquela parafernalha pra tudo parecer casa de novela. O projeto do Matheus ficou bem legal e, como quando a idéia é boa, eu roubo me inspiro mesmo, olha só o resultado no meu quarto:


Essa luminária é muito simples de fazer. "Ah tá Edu, tudo que tem nesse blog você fala que é fácil de fazer!" Mas é mesmo meu povo! Essa tá na categoria "qualquer desastre doméstico dá conta". Pra fazer você vai precisar de:
  • Tomada
  • Interruptor
  • Fio paralelo
  • Boquilha
  • Lâmpada
  • Mão francesa
Comece fazendo as ligações. Primeiro abra a tomada, desencape a extremidade dos fios e encaixe no lugar certo. Depois é só apertar. Em seguida, defina onde você quer que o interruptor esteja e abra novamente um dos fios. Agora você vai desencapar apenas um, cortá-lo e encaixar o interruptor nas suas extremidades. Depois é só juntar tudo e fechar.


Pra terminar a ligação elétrica, abra a boquilha onde vai a lâmpada e faça a mesma ligação que fez na tomada. Defina a altura onde a luminária vai ficar e fixe um mão francesa que servirá de suporte. Passe os fios entre ela de forma que não caia com o peso.


Pronto, agora é só encaixar uma lâmpada bem estilosa e ser feliz. Essa eu encontrei numa loja de material elétrico e custou 12 dinheiros. Ela tem um design diferente, meio snow globe e eu achei bem legal. Por sí só já era um pendente, só faltava o cabo mesmo. Existem outros modelos em outros acabamentos também, vale dar uma pesquisada.


>> Esse  fio é encontrado nas cores preto e branco. Se quiser pode pintar a luminária em outra cor.
>> Se todas as lâmpadas do cômodo forem fluorescentes, opte por uma lâmpada com uma cor mais amarelada pra aquecer o ambiente. Ok, eu não fiz isso, mas farei.
>> A mão francesa já comprei na cor branca. Você pode substituir por qualquer outro suporte.
>> Não dá conta de fazer uma ligação elétrica? Seja inteligente e peça auxílio. Ou tome um choque.
>> Não se pendure na luminária, vamo focar só na decoração ok?


Bom, agora que já tem sua luminária de cabeceira, é só ler aquele monte de livro que você comprou e estão lá no livreiro empoeirando. Ando meio perturbado, dando conselho pra mim mesmo. Rs. Falando em livreiro, ele vai virar assunto aqui muito em breve.

E pra fechar, já sabe né? Gostou? Então prove que voce é um ser humano sociável e comente, compartilhe, curta e use como assunto na balada. Melhor que falar de novela né? ;)

Marcadores: ,

20 Comentários:

Às 13 de junho de 2013 às 06:51 , Anonymous Stephany Rodrigues disse...

ADOREI! A minha seria branca, tenho uma queda (na verdade um capote) por branco! :)

 
Às 13 de junho de 2013 às 07:10 , Anonymous Cris Dellani disse...

Adoreeeeiii!! Muito simples!!

Bjos

Meu Palácio de 64m²

 
Às 13 de junho de 2013 às 07:15 , Anonymous Ana Paula Mesquita disse...

Muito bom! Cada vez mais prendado esse rapaz! rsrssrsrsrs

 
Às 13 de junho de 2013 às 08:16 , Anonymous Ana disse...

Edu do céu! Amei! Só me diz uma coisa: esse acabamento da boquilha veio com ela? Que marca é? Tá, são duas coisas... Sorry!

 
Às 13 de junho de 2013 às 09:14 , Anonymous Vera Moraes disse...

sociável falando. Show! bjus!

 
Às 13 de junho de 2013 às 09:27 , Anonymous eduardoefmendes disse...

A boquilha é só essa parte lisa, parecendo um cano pvc, o resto é a lâmpada. A marca é Golden.

 
Às 13 de junho de 2013 às 10:47 , Anonymous Juliana Amado disse...

Eu tenho vontade de fazer luminária, mas morro de medo! De fazer besteira e botar fogo na casa! =/

 
Às 13 de junho de 2013 às 11:08 , Anonymous Ma disse...

Adorei! Tenho uma parecida em casa, no escritório - que tb tem papel de parede do rosembaum, haha! Ah, vc já viu foto de quem usa no lugar da mão francesa uma roldana? Acho o máximo mas nunca vi uma pra comprar! Bjs e boas leituras :)
http://escrevendodecasa.com/

 
Às 13 de junho de 2013 às 11:29 , Anonymous eduardoefmendes disse...

Gostei tanto da sua idéia que até te arrumei um link pra comprar: http://www.brasutil.com/produto/Roldana-16Cm-Metalica-C-Gancho-----Vonder/8036
Se eu n tivesse furado o papel de parede, faria... :(

 
Às 13 de junho de 2013 às 11:30 , Anonymous eduardoefmendes disse...

Larga de bobeira. Pede ajuda.

 
Às 13 de junho de 2013 às 11:32 , Anonymous Ma disse...

Gênio! Obrigada! :D

 
Às 13 de junho de 2013 às 12:07 , Anonymous Livia Pessoa disse...

ah! desse eu gostei pouco... achei poluído esse fio pendurado :|

 
Às 13 de junho de 2013 às 12:19 , Anonymous José Carlos Santana disse...


Minha idéia é usar um pé de tênis All Star ao invés de um soquete...a lâmpada LED ficaria no solado, ajustada num furo cujo diâmetro seria o mesmo da lâmpada rsrsrs...

 
Às 13 de junho de 2013 às 22:24 , Anonymous Jane Lima disse...

Curti não

 
Às 14 de junho de 2013 às 10:22 , Anonymous Fábio Marques disse...

Eu sou do tipo que não sabe nada sobre fios elétricos e tudo mais... Mas tenho um pai que manja muito disso, vou ter que chamar ele pra tomar um café lá em casa haha

 
Às 14 de junho de 2013 às 11:04 , Anonymous Fernanda Ribeiro disse...

ah, mas não queria o fio pendurado Edu... No meu mundo ainda tenho uma coisa mal resolvida com fios pendurados :/ será q se encapasse o fio com o papel/contact igual ao da parede não daria uma personalização ?

 
Às 14 de junho de 2013 às 11:47 , Anonymous Matheus disse...

Opa, que legal de ver que minha luminária serviu de inspiração pro Edu kkkk

 
Às 14 de junho de 2013 às 11:52 , Anonymous eduardoefmendes disse...

Mas a proposta é exatamente mostrar o fio. A graça tá nisso. Se não era só descer com ele direto da ligação elétrica do teto. Vai do gosto de cada um mesmo...

 
Às 16 de junho de 2013 às 19:38 , Anonymous Lilian disse...

Edu queria pedir um tutorial de luminaria lava, acho tão lindo, e infelizmente os tutoriais que tem na internet, são de idioma inglês.

 
Às 2 de julho de 2013 às 06:15 , Anonymous Livia Pessoa disse...

Edu, ao ver o Decora da quinta passada, pensei neste seu post!
Que tal pintar (é possível) ou usar fio na cor da parede? vai ficar bem show, não acha?

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial