segunda-feira, 11 de março de 2013

Revestindo uma parede com madeira - Faça você mesmo



Todo mundo já viu que esse blog agora tem domínio próprio? Próximo passo: dominar o mundo. Hehehe. Falando no mundo, não sei na sua casa, mas na minha todo mundo se junta na cozinha. Com certeza é o melhor lugar da casa né? Mas a minha não é grande, então o povo acaba se esparramando e indo para na copa que é dividida apenas por uma bancada (tipo aquelas americanas)

Depois de ajeitar a sala (só falta o sofá de pallet), a copa é o novo alvo. Até agora ela só ganhou cadeiras novas coitada e tá meio apagada, toda coberta de bege peça íntima. Tem uma parede lá, mais estreita, do lado da bancada, que tem um certo destaque, já que da sala dá pra vê-la. Foi ela a escolhida pra ser turbinada e ficar assim ó:




Mais uma vez apelei pra madeira. Gosto desse material porque, além de dar um clima mais acolhedor, fica diferente e fácil pra combinar. Usei pinus de novo por motivos óbvios ($$$) e pra combinar com o painel da sala. Como os dois cômodos meio que se integram, acho importante ter um elemento ou outro que combinem pra dar aquela liga. Pra fazer é moleza e você pode comprar as ripas e já pedir pro marceneiro camarada pra cortar no tamanho certo. 

Material:
  • Ripas de Pinus com 10 cm de largura;
  • Verniz pra madeira;
  • Lixa;
  •  Cola de contato;


Passo a passo:
  1. Tire as medidas da sua parede para saber a quantidade de madeira;
  2. Lixe as ripas e passe verniz com a ajuda de um pincel. Espere secar;
  3. Aplique cola em uma parte da parede (o suficiente para 4 fileiras de madeira)
  4. Aplique a cola na madeira;
  5. Espere até a cola começar a secar. É só testar com o dedo, o ponto é quando encostar e colar como se  estivesse  encostando num durex. Cola bem pouquinho;
  6. Cole as ripas de madeira na parte com cola que já está na parede;
  7. Repita os passos acima até completar toda a parede.




>> Se não tiver cola de contato, use algum prego líquido ou bata prego mesmo (eu nunca acertei um prego na vida, rs);
>> Se usar esse tipo de cola, é importante dar o tempo pra que a cola na madeira e na parede fiquem no ponto para se grudarem ao entrarem em contato uma com a outra (daí o nome, há!);
>> Se não quiser cortar a madeira em vários tamanhos, usem ripas inteiras no tamanho da largura da parede. Dá menos trabalho, mas fica legal também!
>> Super Dica: ao comprar a madeira, peça para emparelhar as ripas. Assim você não precisará lixar e já pode pular pra parte do verniz.




Ok, eu sei que faltou foto lixando e passando o verniz, mas também sei que todo mundo aqui é esperto e já sabe que eu mostrei isso em outros posts né? 

Quanto à limpeza, passou um espanador e já tá tinindo. Facim do jeito que a gente gosta. Pra quem não gosta de madeira clara, use betume ao invés do verniz que vai dar um efeito bem bacana também.

Essa é a primeira reforma da copa. Assim que tiver mais novidades conto por aqui!
Boa semana a todos! ;)

Marcadores: , ,

23 Comentários:

Às 11 de março de 2013 às 10:13 , Blogger Unknown disse...

Lindo demais, estou doida pra você fazer logo esse sofá de pallet, estou querendo fazer um pra mim, mas vou esperar suas dicas primeiro. Haha. Parabéns pelo blog, muito bom de se ler, ver, copiar...

 
Às 11 de março de 2013 às 10:50 , Blogger Renata R. disse...

Muuuuito legal!! De onde são as moldurinhas?

 
Às 11 de março de 2013 às 11:15 , Blogger Unknown disse...

ADOREI! É uma excelente ideia para trazer um clima acolhedor para o ambiente, mas sem perder a elegância.

 
Às 11 de março de 2013 às 11:48 , Blogger Stephany Rodrigues disse...

Babeiiii :P`
Arrasou Edu, ficou demaiiis de BÃO!
E o frufru nem é bem um fru fru!


 
Às 11 de março de 2013 às 15:04 , Blogger Laura disse...

Edu, nem tem mais graça elogiar as suas façanhas na decoração, fica tudo lindo!
Eu adoro foto em preto e branco. Com a moldura branca ficou bem legal.

Bjs.

 
Às 11 de março de 2013 às 19:23 , Blogger Leonardo, Daniela, Júlia, Sophia e Caio disse...

Olá Eduardo,
menino, vc é bom mesmo, heim?
Gostei muito da idéia! Ficou linda sua parede! Será que arrisco fazer??? Fiquei tentada a fazer e escurecer a madeira...
Ah, adorei a mesa de revista suuuuuper ecológica. Nota 1000!
Abraços,
Dani

 
Às 12 de março de 2013 às 02:54 , Anonymous Isabel disse...

Oi Eduardo, queria saber qual foi a proporção de corte das ripas que você usou para ficar esse efeito desalinhado do tamanho delas. Ficou bem legal.

 
Às 12 de março de 2013 às 06:44 , Blogger Edvania Dourado disse...

Ficou o máximo, tu é o cara rs!!

 
Às 12 de março de 2013 às 16:17 , Blogger Angela disse...

ficou demais!! fotinhos fófis hein,m rsrs

 
Às 12 de março de 2013 às 16:18 , Blogger Angela disse...

ficou demais!! fotinhos fófis hein,m rsrs

 
Às 13 de março de 2013 às 01:53 , Anonymous Bárbara disse...

Oi Eduardo!
Desde algum tempo sempre que tenho tempo dou um pulinho no seu blog pra juntar umas ídeias. Muito legal as coisas que vc faz!
Ameeeeeeeeei a parede e estou pensando sériamente em fazê-la no meu novo apt! Mas agora vamos a minha pergunta: tem como remover a madeira fácil da parece? Pois o apt é alugado e qnd sair, tenho que deixar tudo como quando entrei, no caso precisaria tirar as peças e deixar a parede branquinha de novo.
Abraço diretamente da Suíça
Bárbara

 
Às 22 de março de 2013 às 09:02 , Blogger Maria Fernanda Seixas disse...


ô! Ficou MUITO bom!

 
Às 25 de março de 2013 às 08:09 , Blogger Mari e Léo disse...

Ficou ótimo, essa vou salvar!

 
Às 25 de março de 2013 às 18:39 , Anonymous Rodrigo p disse...

eu tenho a mesma duvida da barbara. no caso de aptos alugados, é facil remover depois ou nao?

 
Às 1 de abril de 2013 às 12:45 , Blogger Rai disse...

Eduardo, parabens, ficou ótimo, adorei o frufru, rsrsrs.
Vou voltar mais vezes aqui pra ver as novidades.
Abraços,
Rai

 
Às 1 de abril de 2013 às 13:32 , Blogger Unknown disse...

Eduardo, amei a idéia.
Será que dá certo com aquelas madeiras que seguram o colchão na cama? Na minha terra se chama "estrado", não sei se o resto do Brasil conhece assim. Sempre vejo muitos jogados pela rua, seria uma boa né? Adoro reciclar

 
Às 2 de abril de 2013 às 20:02 , Blogger evelin disse...

MEU DEUS ,para kkkkkk simplesmente AMEI sua parede vou fazer uma assim tbm mas tenho que achar uma madeira que não seja pesada .todos os dias passo para dar uma olhada nas novidades bjinho.

 
Às 5 de abril de 2013 às 05:57 , Anonymous kely disse...

Olá , será que dá certo na parede com grafiato?
bjs e brigada!

 
Às 19 de maio de 2013 às 16:43 , Anonymous Erci Moraes Aguilar disse...

amei esta ideia ,gosto do artezanato e isso é facíl o mais pesado o marcineiro faz...

 
Às 29 de maio de 2013 às 08:59 , Anonymous Silvia disse...

Oi, Eduardo... show sua parede... amei!!! Pensei em fazer no lavabo uma parede igual, será que rola??? Que cola posso usar??? Obrigada Silvia!!!

 
Às 29 de maio de 2013 às 09:15 , Anonymous eduardoefmendes disse...

Oi Sílvia, pode usar a mesma cola que eu usei. ;)

 
Às 29 de maio de 2013 às 13:55 , Anonymous Silvia disse...

Obrigada!!!

 
Às 8 de junho de 2013 às 19:34 , Anonymous natalia disse...

Por favor me informe qual é a marca da cola que vc usou...é a cola branca de madeira hidrotintas....obrigado!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial