quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Renovando uma cadeira com tecido - Faça Você Mesmo



Opa, bão? Ainda tem alguém aí?
Bem vindos de voltaaaaa! (abraço Bial)
Demorou, mas voltei! E pra começar o ano bem tem, a reforma de um achado. Durante as férias, tirei uma tarde pra rodar pelos Topa Tudo (existe plural pra isso?) de BH. Aqui não tem tanta opção e geralmente as que tem não são lá essas coisas, mas como tava a toa mesmo, bora procurar né? 

Rodando pelos Topa Tudo da Av. Amazonas encontrei uma cadeira que me chamou atenção. Só 45 reais (meses antes tinha pagado 90 por uma parecida numa promoção de 50% de desconto da Etna #fail). Fiquei todo empolgado mas dessa vez trabalhei a ansiedade e decidi dar mais uma volta pra pesquisar. Foi então que, dois quarteirões pra frente, eu achei a mesma cadeira por 25 REAIS. Aêêêê!!! Já comprei logo quatro e no caminho pra casa fui matutando o que faria com as bichinhas. Olha o resultado:


A idéia foi renovar a cadeira usando tecido. Usar essa técnica te permite uma infinidade de possibilidades, ou seja, pode fazer algo que combine com o seu ambiente e quando enjoar, é só trocar o tecido. Fácil né? Mais fácil do que isso, só o passo a passo:

1- Com uma chave de fenda retire os parafusos e solte o pé da cadeira;

2- Lixe todo o assento (ajuda a cola a fixar melhor). Se houver alguma imperfeição na cadeira, corrija usando massa pra madeira. Retire o excesso de pó com um pano molhado;

3- Recorte um retângulo do tecido no tamanho da cadeira, deixe sobrar uns 5 cm pra todos os lados;

4- Com um pincel aplique uma camada de cola branca em uma das faces do assento. Não passe cola nas laterais;

5- Aplique o tecido e vá passando a mão em todos os cantos para garantir a aderência;

6- Aguarde um dia para que a cola seque;

7- Com um estilete bem afiado, vá cortando as sobras do pano. Corte bem rente para o acabamento ficar perfeito;

8- Caso fique alguma parte desfiada, acerte com uma tesoura;

9- Siga os passos acima com a outra face da cadeira;

10 - Pra finalizar, com um pincel, passe cola nas laterais e na borda da cadeira. Passe o dedo pra garantir que nenhum fiapo se revolte. Quando a cola secar, vai ficar transparente e ainda vai assegurar que o tecido não desfie.


- O tecido usado foi o Acquabloc (R$23,50 o metro). Um metro foi suficiente pra fazer uma cadeira e meia, sendo que na segunda tive que emendar as sobras pra fazer a face de baixo. Ele é próprio pra estofados em geral. Resiste bem à umidade e é anti manchas (casa de homem, já viu né?). Por ser um pouco mais encorpado, também facilita na hora do acabamento. Você pode usar o tecido de sua preferência, contanto que na sua composição predomine o algodão;

- Para lixar, usei lixa 80;

- Um estilete bem afiado ajudará demais na finalização, mas tome cuidado pra não se cortar (tipo eu) ;

- É muito importante fazer uma face da cadeira por vez e aguardar de um dia pro outro pra tirar os excessos. Esse tempo faz com que a cola branca seque direito;

- Use essa técnica pra qualquer outro tipo de móvel que tenha a superfície rígida e lisa (cabeceiras, cômodas, mesas, armários, etc.).


Essa cadeira é a primeira das reformas que terão na minha copa e na sala. É que vai rolar uma festinha em casa e prometi pra mim mesmo que até lá esses dois ambientes estarão prontos (eu espero). Então aguardem que vem muita coisa por ai ainda. 

Dúvidas? Comenta aí que eu respondo. ;)


Marcadores: , , ,

63 Comentários:

Às 10 de janeiro de 2013 07:33 , Blogger Renata Becker Wentz disse...

amei, otima ideia Edu! bjos e feliz 2013

 
Às 10 de janeiro de 2013 08:06 , Anonymous Lucieide disse...

Linda! :)

 
Às 10 de janeiro de 2013 08:12 , Blogger .::.paulinha.::. disse...

Ficou incrível! Parabéns!
posso ser muito enxerida e te mostrar a que eu reformei tb?
Acessa la: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=465785450146254&set=a.182053428519459.47899.100001444100267&type=3&theater
bj

 
Às 10 de janeiro de 2013 08:30 , Blogger Vanessa Oliveira disse...

Maravilhosoooooooooooo... Com certeza vai para os melhores da semana do meu blog!!!! Bjs Edu

 
Às 10 de janeiro de 2013 10:49 , Blogger jaquecamargos disse...

Muito bom!! Passa o endereço da loja pra gente também =)

 
Às 10 de janeiro de 2013 11:58 , Blogger Fernando Júnior disse...

Perfeição é o nome da cadeira! Parabéns EDU.

 
Às 10 de janeiro de 2013 14:49 , Blogger Mariella Pilotti disse...

Ficou liiiiiiiinda! *-*

 
Às 11 de janeiro de 2013 04:51 , Blogger Carlos e Bruna disse...

Muito legal!!! Estou fazendo um escritório com orçamento bem pequeno, e estava matutando uma ideia legal pra cadeira, e por coincidência quando abri seu blog estava uma solução barata e super legal!!!!
Também sou de BH, queria saber em que loja você comprou a cadeira e o tecido.
Aguardo resposta!!!

 
Às 11 de janeiro de 2013 04:52 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Feliz 2013 pra vc tb Renata!

 
Às 11 de janeiro de 2013 04:53 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Obrigado!!! ;)

 
Às 11 de janeiro de 2013 04:53 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Ficou excelente sua reforma Paulinha.
Obrigado pela visita!

 
Às 11 de janeiro de 2013 04:54 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Eu Vanessa. Muito Obrigado.
Bjão!

 
Às 11 de janeiro de 2013 04:59 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Jaque, o Topa Tudo fica na Av. Amazona na altura do número 3700. Não tem nome. Tem vários por ali, é só dar uma pesquisada. Bjão.

 
Às 11 de janeiro de 2013 04:59 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Valeu Fernando. Muito Obrigado.

 
Às 11 de janeiro de 2013 04:59 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Ei Mariella, muito obrigado!

 
Às 11 de janeiro de 2013 05:26 , Blogger Juliana Amado disse...

Adorei, Edu!! Reformei uma também... mas não com o "faça você mesmo". Era feia, mas muuuuuito feia, você nem faz ideia. Precisava raspar uma laca lá, lixa não daria conta. Até o marceneiro disse que deu tanto, mas tanto trabalho que pensou em desistir do serviço, rs.
Mas o que me encantou na reforma da sua cadeira foi a sua ideia. Eu pensaria em tinta, em contact, mas não em tecido!
Você manda muito bem. Adoro vir aqui!

Beijos.

 
Às 11 de janeiro de 2013 05:41 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Bruna, o Topa Tudo fica na altura do número 3700 na Av. Amazonas esquina com Rua Santa Cruz. Não tem um nome específico ou placa lá. Então tem que dar uma pesquisada mesmo. A loja do tecido se chama Decoplast e fica na Olegário Maciel, entre Tamoios e Carijós.

 
Às 11 de janeiro de 2013 09:10 , Blogger Marilia disse...

Ficou muito linda mesmo! Você tentou usar lixa de unha nas bordas ao invés do estilete? Em tecidos de algodão mais finos eu sei que dá certo. O tecido já sai arrematado, sem fiapos! Acho que vale um teste num tecido mais grosso como o seu!
Beijos

 
Às 11 de janeiro de 2013 20:40 , Blogger Leonardo, Daniela, Júlia, Sophia e Caio disse...

OI Edu,
que bom que voltou!
Amei a cadeira, o tecido. Ficou maravilhosa!!!Parabéns!
Vc conhece os topa tudo (kkkk tbém nao consegui fazer o plural!)da Av. Silviano Brandão? Tem muita coisa legal lá. Se tiver mais disposto, na Av. Vilarinho em Venda Nova tbém tem bastante.
Aproveito para te desejar um 2013 cheio de criatividade e posts inspirados!!!
Como este, arrasou!
Abraços,
Dani

 
Às 12 de janeiro de 2013 04:28 , Anonymous carol disse...

Ficou ótimo!! Parece uma cadeira novinha em folha.
Pode passar termolina no tecido, vai ajudar a impermeabilizar e na hora de cortar vai ser mais fácil (já que o tecido fica mais durinho) e o melhor a termolina não deixa o tecido criar rebarba, então o acabamento vai ficar perfeito!
Beijos!

 
Às 12 de janeiro de 2013 15:18 , Anonymous Alessandra disse...

Cara parabéns, ficou MUITO bom!

 
Às 13 de janeiro de 2013 07:15 , Anonymous Anônimo disse...

Edu, seu chiquérrimo!Adorei demais sua ideia e o resultado final. Achei super legal que você fez tudo direitinho, se preocupou com o acabamento e o resultado ficou muito bacana. Ansiosa pelo restante das reformas, você tem muito talento, moço!
Beijos,
Carol

 
Às 13 de janeiro de 2013 12:30 , Blogger Adriana Paula disse...

Olá, adorei o post e o blog também, já sigo o blog e gostaria que retribuísse, te espero no meu blog.

http://drickas.blogspot.com

 
Às 14 de janeiro de 2013 04:00 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Oi Juliana, obrigado!
Espero que depois do trabalho todo a cadeira tenha ficado como você queria. Hehehe
Volte sempre! Bjão.

 
Às 14 de janeiro de 2013 04:06 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Oi Marília, não sabia dessa dica da lixa de unha (não tenho em casa, rs).
Vou tentar com as outras cadeira e se der certo atualizo o post com sua dica.
Obrigado. Bjão!

 
Às 14 de janeiro de 2013 04:08 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Oi Dani, não conheço esses TopaTudo (continuo sem saber o plural) não. Obrigado pela dica. Vou dar uma sondada por lá depois. Feliz 2013 pra vc também!

 
Às 14 de janeiro de 2013 04:09 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Oi Carol, nem sabia que existia algo chamado termolina. Hehehe.
Mas mto obrigado pela dica, vou testar com as cadeiras que ainda faltam e se der certo atualizo o post com sua dica.
Bjão.

 
Às 14 de janeiro de 2013 04:09 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Obrigado! ;)

 
Às 14 de janeiro de 2013 04:12 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Obrigado Adriana.
Retribuo sim. ;)

 
Às 14 de janeiro de 2013 10:26 , Blogger Carla Mariano disse...

Simples e Genial!!! Achei linda a estampa escolhida, ficou muito bacana.

Beijos, Carla Mariano.

 
Às 15 de janeiro de 2013 03:00 , Blogger Graziela disse...

uau, adorei! pena que aqui não encontro cadeiras de 25 dinheirinhos. É por isso que mesmo tendo me mudado a 3 meses, continuo sem cadeiras em casa. Recebo os amigos e comemos no sofá ou nas banquetas que ficam na bancada. Mesa por enquanto só de enfeite. Haha.
Grazi

 
Às 15 de janeiro de 2013 06:24 , Anonymous Anônimo disse...

olá edu, primeiramente parabéns pelo resultado da cadeira!! fiquei com uma dúvida, como é que se comporta essa camada de cola com o contato com a pele?

 
Às 15 de janeiro de 2013 08:23 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Oi Anônimo, obrigado!
Acho que não entendi sua pergunta.
A cola fica no verso do tecido, então não tem contato com a pele.


 
Às 15 de janeiro de 2013 08:24 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Ei Grazi, aqui também não é comum encontrar não. Mas dê sempre uma sondada, vai que...
Bjo.

 
Às 15 de janeiro de 2013 08:25 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Obrigado Carla! ;)

 
Às 15 de janeiro de 2013 09:54 , Blogger Laura disse...

Adorei o tecido! E o preço das cadeiras foi ótimo.
Já tinha procurado esse tecido uma vez, mas não sabia o nome e a atendente da loja parecia saber menos ainda.
Em artesanato a gente usa lixa para "cortar" esse excesso de tecido, mas não sei se funciona em um tecido mais grosso.

Bjs!

 
Às 16 de janeiro de 2013 11:17 , Anonymous Anônimo disse...

In love ....ficou linda ...quero muito tentar fazer igual!!!

Em qual altura da Amazonas fica o topa tudo? fica perto de onde?

thanks

bjs

 
Às 20 de janeiro de 2013 06:15 , Blogger FaiLDecoration disse...

Amei! Ficou perfeita!

 
Às 21 de janeiro de 2013 05:06 , Blogger Zilah Rodrigues disse...

Uau!! Adorei, Edu!
Já estou com vontade fazer isso pra minha casa, visto que tô quase morrendo com os preços das cadeiras que quero!
Abração!

 
Às 21 de janeiro de 2013 10:27 , Blogger Vanessa Cardoso disse...

Sensacional!!

 
Às 26 de janeiro de 2013 15:02 , Blogger QA_UFPE disse...

Linda a cadeira.
Mas .. fiquei com uma dúvida: a colagem do tecido é resistente as sentadas ?

 
Às 26 de janeiro de 2013 16:43 , Blogger Jo Moura disse...

Meu compra uma dessa (só uma) pra mim e me manda pelo correio estou louca por uma com essas formas pra montar meu home office e está muito caroO, rsrsrsr!!!!

Mais ficou linda e o preço está ótimo!

BjoO, adoro tdOO aqui!

www.porfirioinvintage.com

 
Às 30 de janeiro de 2013 07:09 , Blogger Rosaria Casas disse...

adorei essa cadeira... é a 2 vez q venho namora-la...rs

 
Às 1 de fevereiro de 2013 06:46 , Blogger Andrezza Costa - Blog Viva Decorativa disse...

Oi Eduardo!

ficou perfeita a cadeira, e estampa do tecido tá linda, vou ver se acho por aqui! bjo!

 
Às 1 de fevereiro de 2013 19:13 , Blogger Érika disse...

Que sonho essa cadeira! O formato é lindo e o tecido mais ainda... RS
Algum leitor sabe onde achar dessa cadeira com preço bom no Rio? Vc saberia qual é o nome da cadeira? Obrigada, erika.diasm@gmail.com

 
Às 2 de fevereiro de 2013 13:44 , Blogger Sara disse...

Cobicei essa cadeira por semanas! Rs rs Todo dia na volta do trabalho eu via essa cadeira no topa tudo... fui deixando pra depois e depois... e dancei! Rs rs Ficou linda!

 
Às 4 de fevereiro de 2013 05:53 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Ei Zilah, faz sim!
Nos topa tudo da amazonas você encontra pra comprar.
Abs.

 
Às 4 de fevereiro de 2013 05:54 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Super resistente!

 
Às 4 de fevereiro de 2013 05:55 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Obrigado Jô.

 
Às 4 de fevereiro de 2013 05:56 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Que bom que você gostou Rosaria. Namore quantas vezes quiser. rs

 
Às 4 de fevereiro de 2013 05:56 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Obrigado Andrezza.
Se achar, me mande pra gente ver como ficou. Bjo.

 
Às 4 de fevereiro de 2013 05:57 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Ishi Érica, não sei o nome da cadeira. Mas dá uma olhada em qualquer site de móveis que acho que você encontra. Bjo

 
Às 4 de fevereiro de 2013 05:58 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Sara, não pode perder esses achados não. Da próxima vez, já laça e leva embora. hehe
Bjo

 
Às 4 de fevereiro de 2013 05:58 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Obrigado Vanessa!

 
Às 4 de fevereiro de 2013 05:59 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Oi Laura, teste sua dica e não deu muito certo. Acredito que seja por causa do tecido ser mais grosso mesmo. De qualquer forma, obrigado!

 
Às 2 de março de 2013 16:37 , Anonymous Paula Freitas disse...

Ameeei o resultado, ficou incrível! Amo encapar 'coisas'com tecido :)
Recentemente arrisquei um passo a passo que peguei na net e deu super certo!

Adorei seu blog e já assinei o feed. Estou no workshop da Manu Mitre.
Nos encontraremos por lá!

Bjs

 
Às 6 de março de 2013 17:25 , Blogger Flavia Guerra disse...

Oi Edu!
Esse post eu tinha perdido...rs Ficou linda a cadeira!!
Ah, só uma dica, lixa é bem legal pra fazer o acabamento. Fica perfeito e com menos chande de errar.É só ir passando a lixa de cima pra baixo nas beiradas que o tecido sai todinho e sem ficar fiapos!
bjs e continue sempre nos inspirando

 
Às 6 de março de 2013 17:26 , Blogger Flavia Guerra disse...

Oi Edu!
Esse post eu tinha perdido...rs Ficou linda a cadeira!!
Ah, só uma dica, lixa é bem legal pra fazer o acabamento. Fica perfeito e com menos chande de errar.É só ir passando a lixa de cima pra baixo nas beiradas que o tecido sai todinho e sem ficar fiapos!
bjs e continue sempre nos inspirando

 
Às 18 de março de 2013 09:11 , Blogger Valcarrijo Mulher de Fases! Esposa, mãe, mulher" disse...

Adorei!!! Criativo e de bom gosto!

 
Às 11 de abril de 2013 19:15 , Blogger Quezia barbosa silva oliveira disse...

quando é que vc vai postar sua sala por inteiro estou curiosa

a cadeira ficou superrrrrrrrr linda

 
Às 19 de maio de 2013 14:17 , Anonymous Paulo Eduardo disse...

Olá! Boa ideia, meu caro...
Mas, qual tipo de cola vc usou? E eu fizer em uma cadeira de metal , posso usar a msm colar ? Obrigado.

 
Às 19 de maio de 2013 17:20 , Anonymous eduardoefmendes disse...

Oi Paulo, usei pva branca. Vc encontra fácil em qualquer loja de artesanato.

 
Às 17 de agosto de 2013 15:42 , Anonymous Bárbara Paulino disse...

Adoro essa cadeira! Você é de BH, né? Que topa tudo é esse? Abraços

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial